Propostas para melhoria da integração entre desenvolvimento de produto e planejamento e controle da produção em ambiente ETO


21 ago de 2015

O objetivo geral desta tese é apresentar propostas para melhorar a integração entre Desenvolvimento de Produto (DP) e Planejamento e Controle da Produção (PCP) em sistemas de produção que atuam em ambiente Engineering-to-Order (ETO). Como objetivos específicos, tem-se: construir um referencial teórico que permita identificar os conceitos e ferramentas de gestão aplicáveis ao processo de negócio estudado de modo a explorar as oportunidades de integração; mapear o cenário estudado a fim de entendê-lo de forma abrangente no que se refere às interações entre DP e PCP; identificar as ferramentas de tecnologia de informação utilizadas nas empresas estudadas, assim como formas de potencializar sua utilização; avaliar as propostas apresentadas com auxílio de profissionais que atuam no DP e PCP das empresas.

A integração é fundamental para o desempenho das operações de um Sistema de Produção, objetivando a redução do tempo e custos para colocação de produtos no mercado e aumento da qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Para atingir o objetivo proposto, foram realizados uma revisão bibliográfica sobre os temas de interesse e estudos de casos para subsidiar a elaboração das propostas para melhoria da integração entre DP e PCP. Os estudos de casos foram realizados em empresas metal-mecânicas de grande porte que desenvolvem e fabricam bens de capital sob encomenda, localizadas no estado de São Paulo. Dentre as propostas são apresentados modelos que buscam descrever, representar e prescrever aspectos que possam contribuir para a melhoria da integração entre DP e PCP, assim como um conjunto de passos a serem seguidos para consecução do processo de melhoria da integração interfuncional. Espera-se que os resultados obtidos contribuam para um melhor entendimento dos fatores que possibilitam melhorar a integração entre DP e PCP nesse tipo de empresa, assim como gerar conhecimentos às linhas de pesquisa relacionadas ao tema e contribuir para a gestão das empresas estudadas.

Faça o download do arquivo

Compartilhe: