Importância da estruturação e racionalização dos motivos de parada de equipamentos para cálculo e análise do OEE


04 set de 2015

A busca por competitividade tem estimulado as companhias a desenvolver ações com objetivo de majorar a eficiência de seu processo de manufatura, reduzindo os custos de fabricação e elevando a margem de contribuição de seus produtos. Dentre os indicadores de eficiência produtiva, o OEE (Overall Equipment Effectiveness) é um dos mais utilizados.

A medição de um processo por meio de um indicador remete a reflexão e entendimento das causas que ocasionaram o resultado obtido, a fim de serem planejadas ações efetivas para melhoria do resultado. A acuracidade das informações coletadas é essencial. Neste caso, é necessário que o sistema de apontamento das paradas seja confiável. Assim, a existência de um sistema automático, como propiciado pelo MES (Manufacturing Execution System) auxilia na consecução deste objetivo (MARÇOLA; ANDRADE, 2009). Além disso, é necessário que a lista de motivos para apontamento incorpore todos os motivos possíveis para o ambiente no qual se aplica, porém seja bem estruturada e enxuta.

A empresa analisada nessa pesquisa-ação atua no segmento de materiais de escrita e já possuía um sistema MES instalado, o qual na?o vinha sendo utilizado de forma plena, em decorrência do excesso de motivos de paradas cadastrados, muitos deles redundantes e desnecessários, tornando complexo o processo de apontamento da produção e posterior tratamento dos dados e análise das informações. Por este motivo, o ponto central deste trabalho é a organização, racionalização, estruturação e codificação da lista de motivos para apontamento das paradas de equipamentos, de modo a garantir confiabilidade no cálculo do OEE e planejar ações de melhoria mais efetivas.

A estrutura do trabalho está dividida da seguinte forma. Na secão 2 são feitas três breves revisões de literatura sobre MES, Sistemas de Classificação e Codificação e OEE. Posteriormente, na seção 3 é apresentado o método utilizado nesta pesquisa e na seção o seu objetivo. Na seção 5 é feita uma sucinta apresentação da empresa e caracterização dos problemas enfrentados, sendo também discutida a proposta de redução e estruturação das listas de motivos de paradas de equipamentos. Por fim, na seção 6 é elaborada a conclusão do trabalho, com identificação dos resultados alcançados e sua respectiva relevância.

Faça download do arquivo

Compartilhe: