Como você e sua empresa gerenciam seus projetos?


03 jan de 2018

De acordo com a definição clássica e mais conhecida na área de gerenciamento, um projeto pode ser definido como “um esforço temporário realizado para criar um produto ou serviço único.” Já o Gerenciamento de Projetos é definido como “a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto, a fim de satisfazer seus requisitos” (PMBOK, 2004).

Projetos são parte integrante de nossas vidas, seja no contexto profissional (uma mudança organizacional significativa, o desenvolvimento e entrega de um produto a um cliente específico), seja na vida pessoal (realização de uma viagem dos sonhos, construção de uma casa, aprender uma nova língua).

Boas práticas, métodos e ferramentas existem para nortear as atividades humanas, seu propósito é permitir o alcance dos objetivos com maior segurança e economia. Por exemplo, ao se dirigir um carro, espera-se que o condutor respeite as leis e sinalizações de trânsito, conduza o veículo de acordo com práticas condizentes com o respeito à vida e às instruções do fabricante do veículo entre outras.

No gerenciamento de projetos não é diferente. Um conjunto de boas práticas, métodos e ferramentas estão disponíveis para aumentar as chances de sucesso na condução de projetos.

A importância e necessidade de se gerenciar projetos de forma estruturada e consciente fundamenta-se no fato de que um projeto, no geral, desenvolve-se em condições desafiadoras e/ou restritivas. Uma forma de exemplificar esta situação é por meio da também clássica restrição tripla (Escopo – Custo – Prazo), que pode ser traduzida pela seguinte colocação: “bom, barato e rápido, escolha dois!”. Ou seja, trade-offs existem e precisam ser gerenciados.

Alinhada a este cenário desafiador e repleto de oportunidades e riscos a GESTARE tem investido esforços no sentido de divulgar e fomentar o uso de boas práticas, métodos e ferramentas aplicados ao gerenciamento de projetos, tendo em vista o fato de que projetos bem gerenciados são uma excelente fonte de competitividade, inovação e realização de objetivos

Invista em você e em sua equipe, aprofunde seus conhecimentos e aumente as chances de sucesso de seus projetos.

Visite Curso de desenvolvimento de Dashboard de Acompanhamento de Projetos com MS Project 2016!