Gerenciamento de Projetos PMI


17 jul de 2015

Qual o contexto deste treinamento?

Projetos são partes integrantes de nossas vidas, seja na esfera profissional (desenvolvimento e entrega de um produto a um cliente específico), seja na vida pessoal (realização de uma viagem ou construção de uma casa), a todos estes projetos uma série de atividades estão associadas, demandando um gerenciamento adequado para que os requisitos e objetivos sejam atendidos (escopo, prazo, qualidade, custo, satisfação do cliente entre outros).

A área de Gerenciamento de Projetos se desenvolveu muito nos últimos anos e neste sentido, aprofundar-se no entendimento dos conceitos, técnicas e ferramentas é um passo primordial para aqueles profissionais que desejam incrementar os resultados de seus projetos nas empresas onde atuam.

Por que fazer este treinamento?

Qualificar profissionais a gerenciar projetos, provendo habilidades de condução e execução de Projetos no plano estratégico e tático aderente aos negócios da empresa. Capacitar os participantes a gerenciar projetos, através da utilização das práticas do PMI.

A quem se destina? Diretores, Gerentes de projetos, Membros de Equipe de Projeto, Técnicos, Analistas, Engenheiros e profissionais envolvidos diretamente ou indiretamente com projetos.

O que será aprendido?

Iniciação

  • Desenvolver o termo de abertura do projeto
  • Identificar as partes interessadas

Planejamento

  • Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto
  • Coletar requisitos
  • Definir escopo
  • Criar EAP
  • Definir atividades
  • Sequenciar atividades
  • Estimar recursos da atividade
  • Estimar duração da atividade
  • Desenvolver cronograma
  • Estimar custos
  • Determinar orçamento
  • Planejar qualidade
  • Desenvolver plano de recursos humanos
  • Planejar comunicações
  • Planejar gerenciamento de riscos
  • Identificar riscos
  • Realizar análise qualitativa de riscos
  • Realizar análise quantitativa de riscos
  • Planejar respostas a riscos
  • Planejar compras

Execução

  • Direcionar e gerenciar a execução do projeto
  • Realizar a garantia da qualidade
  • Contratar a equipe do projeto
  • Desenvolver a equipe do projeto
  • Gerenciar a equipe do projeto
  • Distribuir informações
  • Gerenciar a expectativa das partes envolvidas
  • Conduzir as contratações

Controle

  • Monitorar e controlar o trabalho do projeto
  • Realizar o controle integrado de mudanças
  • Verificar escopo
  • Controlar escopo
  • Controlar cronograma
  • Controlar custos
  • Realizar o controle da qualidade
  • Relatar desempenho
  • Monitorar e controlar riscos
  • Administrar contratos

Encerramento

  • Encerrar projeto ou fase
  • Encerrar contratações

PROFESSOR

Celso Luiz Gonçalves: Formado em Engenharia Eletrônica pela USP- EESC Escola de Engenharia de São Carlos -SP, Pós-graduação em Tecnologia de Informação aplicada a Gestão Estratégica pela FGV – Fundação Getulio Vargas. Possui certificação PMP Project Management Professional/PMI e Black Belt/Six Sigma. Experiência profissional de 20 anos em empresas como IBM e IESA incluindo Gerenciamento de Pesquisas e Desenvolvimento de Produtos, Consultoria em Business Plan e Sistemas de Informação, Analista de Projetos de Investimentos, Gerenciamento de Projetos, Coordenador de Programas Six Sigma.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Carga horária: 36 horas

Incluso: Material Didático e Certificado.