Mapeamento e Gerenciamento de Processos de Negócios


17 jul de 2015

Qual o contexto deste treinamento?

Toda organização é um sistema, ou seja, funciona como um conjunto de processos. A identificação e o mapeamento destes processos permitem um planejamento adequado das atividades, a definição de responsabilidades e o uso eficiente dos recursos disponíveis. É necessário que as organizações valorizem o processo de mapeamento dos processos. Sem um mapeamento bem feito não existe “gestão por processos”. Ele deve ser feito detalhadamente e com esmero. Deve ser utilizado como uma ferramenta balizadora de decisões rotineiras sobre de mudanças operacionais. Também pode ser usado como pilar para fomentar o compartilhamento de informações e a atribuição de responsabilidades das atividades rotineiras.

Por que fazer este treinamento?

Porque este curso capacitará de modo prático o conceito de abordagem por processos, mapeamento e gerenciamento dos processos de um sistema de gestão. Ao término do curso, todos os participantes estarão aptos à mapear processos organizacionais e gerenciar os processos de negócio de acordo com as estratégias da organização.

A quem se destina?

Gerentes, supervisores, coordenadores, analistas de negócio, programadores e todos os colaboradores interessados em conhecer conceitos de processos.

O que será aprendido?

Introdução ao Gerenciamento de Processos; Conceitos Básicos e Definições; Visão global dos processos do negócio; Classificação dos Processos Organizacionais; Modelo de Processos; Fluxograma simbologia; Ferramentas para o mapeamento; Mapeamento de Processos e o Gerenciamento de Processos; Os Indicadores da Gestão de Processos e o Gerenciamento de Desempenho; Objetivos e metas para os indicadores;

Método de Ensino/Aprendizagem

Instrutor

José Henrique de Andrade Doutor em Engenharia de Produção (UFSCar). Mestre em Engenharia de Produção (EESC-USP). Engenheiro de Produção Mecânica (EESC-USP). Atuação profissional desde 2003 na grande área de Gestão da Produção e Operações, com experiência em planejamento de operações, programação da produção, gerenciamento de materiais, implantação e melhoria de sistemas integrados de gestão, certificação ISO e integração entre PCP e Desenvolvimento de Produto. Atuou e realizou projetos de consultoria em empresas como Sistemas de Fluxos, Dedini, Gascom, Matilat entre outras. Atualmente é sócio-consultor na Gestare e professor no Instituto Federal de São Paulo (IFSP).e professor universitário.

Informações Adicionais

Carga Horária: 16 horas

Data e horário: Acesse a agenda de treinamentos.

Incluso: Material Didático e Certificado.