Sistemas Informatizados e o Desenvolvimento de Produtos


17 jul de 2015

Qual o contexto deste treinamento?

A tecnologia da informação trouxe contribuições significativas para diversas atividades no contexto empresarial. O surgimento de ferramentas que possibilitam a redução do tempo no desenvolvimento das atividades e o aumento da qualidade nas saídas geradas justificam os investimentos necessários para sua incorporação nos processos de negócio das organizações.

Na área de desenvolvimento de produtos a aplicação dos avanços da tecnologia da informação, representada pela aplicação de sistemas informatizados ao longo do processo de desenvolvimento de produtos, traz diversas contribuições que vão desde o armazenamento eficiente e seguro de dados e informações até a disponibilização de novas formas de visualização e representação de modelos dinâmicos de produtos.

Por que fazer este treinamento?

A fim de se preparar para explorar oportunidades de aplicação da tecnologia da informação, almejando a obtenção de resultados consistentes no desenvolvimento de produtos.

A quem se destina?

Gerentes, Supervisores, Engenheiros, Projetistas e demais profissionais que atuam em áreas relacionadas ao desenvolvimento de produto, interessados em aprofundar / reciclar seu conhecimento em aspectos relacionados à aplicação de sistemas informatizados para melhoria do desempenho no processo de desenvolvimento de produtos.

O que será aprendido.

Aplicações voltadas ao Gerenciamento dos Dados do Produto

  • Identificação dos dados e informações relevantes;
  • Formas possíveis de armazenar e compartilhar dados e informações do produto;
  • Os sistemas Product Data Management (PDM);
  • O Processo de gerenciamento de alterações;
  • A interação entre sistemas ERP e o Desenvolvimento de Produto

Aplicações voltadas à geração dos Dados de Produto

  • Os sistemas CAD 2D e 3D;
  • A integração com a Manufatura via sistemas CAM;
  • Ganhos obtidos a partir da simulação no desenvolvimento do produto

Explorando formas de intercâmbio de informações

Método de Ensino/Aprendizagem

Aula expositiva, exercícios individuais e em grupos, discussão de casos práticos.

Instrutor

José Henrique de Andrade – Doutorando em Engenharia de Produção (DEP-UFSCar), Mestre em Engenharia de Produção (EESC-USP) e Engenheiro de Produção Mecânica (EESC-USP). Atuação desde 2003 na grande área de Gestão da Produção e Operações com foco em Planejamento e Controle da Produção (Sistemas de Fluxos, Dedini, Digmotor, Gascom). Atualmente é sócio-consultor na GESTARE e professor universitário.

Informações Adicionais

Carga Horária: 16 horas

Incluso: Material Didático e Certificado.