O Planejamento Programação e Controle da Produção (PPCP) é uma função primordial para funcionamento das operações e aumento da competitividade das empresas. Tem como propósito (1) promover a integração – entre as áreas Comercial, Financeiro Produção, Compras – e (2) garantir a coerência vertical (do plano estratégico até o detalhamento dos programas setoriais) para atender os clientes finais.
O PPCP é o grande ativador de recursos no tempo. Mas primeiro deve dimensioná-los. Recursos como materiais, máquinas, equipamentos, mão de obra, ferramentas, almoxarifado, entre outros deve ter sua quantidade calculada nos planos, e essa é uma atribuição do PPCP.
A GESTARE CONSULTORIA, nos projetos de consultoria em Planejamento Programação e Controle da Produção (PPCP), considera quatro grandes processos: (1) Planejamento da Produção, (2) Planejamento de Materiais, (3) Programação da Produção e (4) Apontamento e Controle da Produção., apresentados a seguir.

Desempenha papel relevante no alinhamento vertical dos planos estratégicos em programas operacionais exequíveis e na integração consistente dos planos das funções de Marketing, Produção e Finanças.

O Planejamento de Materiais é o primeiro pilar dos sistemas de Planejamento Programação e Controle da Produção (PPCP). Em tempos de alta competitividade e redução das margens de lucros, a gerir materiais corretamente é um grande diferencial para as empresas.
Afeta diretamente o nível de atendimento ao cliente, a utilização dos recursos fabris, o fluxo de caixa, o capital investido e o resultado da empresa.

Agora é a hora e a vez da programação da produção.
O aumento do mix de produtos, atendimento da demanda a partir do pedido, necessidade de diminuição dos estoques, compromisso para cumprir os prazos de entrega e melhor utilização dos recursos fabris, requerem uma programação da produção atuante para ativar adequadamente os recursos fabris

As empresas manufatureiras requerem muitos recursos produtivos – mão de obra, máquinas, equipamentos, instalações, entre outros – para executar o processo de transformação de materiais.
Uma grande parte do processo decisório dos gestores tem como base a informação sobre o status de realização das atividades de produção. É premente que haja qualidade, agilidade e precisão nos dados coletados no chão de fábrica, para a construção da informação que viabiliza o controle dos planos e programas, ao comparar o planejado com o executado no tempo.