O Bloco K requer que a empresa apresente as informações relacionadas aos produtos e insumos existentes no estoque, assim como as informações relacionadas à transformação física de seus produtos. Estas informações devem ser mostradas tanto para produtos e insumos sob controle da empresa quanto em poder de terceiros. Para empresas industriais, o Layout do Bloco K exige que o contribuinte relate asinformações do processo produtivo e ordens de produção movimentadas durante o período.
Outro ponto de grande impacto para a empresa está relacionado ao consumo específico da produção. Para que seja possível analisar todos os dados, o Fisco incluiu um novo registro na tabela de identificação de itens, onde a empresa deve elaborar a Estrutura do Produto (Lista de Materiais) de todos os produtos fabricados pela companhia, apresentando dados como quantidade consumida e percentual de perda de cada insumo.
As principais atividades de estruturação dos dados técnicos para o Bloco K realizadas pela GESTARE CONSULTORIA são:
- Levantamento, identificação, classificação e codificação de todos os insumos produtivos utilizados pela empresa;
- Levantamento, identificação, classificação e codificação de todos os produtos fabricados pela empresa;
- Elaboração da Ficha Técnica (lista de materiais multinível) de todos os produtos;
- Levantamento, classificação e codificação de todos os recursos fabris da companhia (hierarquia dos recursos produtivos);
- Elaboração dos roteiros de fabricação das peças, conjuntos e produtos acabados;
- Estruturação Hierárquica dos Almoxarifados;
- Definição da sistemática de funcionamento das ordens de produção (OP), requisição de materiais, movimentações de materiais entre almoxarifados, apontamento da produção e baixa de materiais;
- Desenvolvimento de controles, relatórios gerenciais e indicadores de desempenho para acompanhar evolução dos estoques (matéria-prima, componentes, produtos acabados, em poder de terceiros), perdas, sucatas, entre outros.