Qual o contexto deste treinamento?
Projetos são partes integrantes de nossas vidas, seja na esfera profissional (desenvolvimento e entrega de um produto a um cliente específico), seja na vida pessoal (realização de uma viagem ou construção de uma casa), a todos estes projetos uma série de atividades estão associadas, demandando um gerenciamento adequado para que os requisitos e objetivos sejam atendidos (escopo, prazo, qualidade, custo, satisfação do cliente entre outros).
A área de Gerenciamento de Projetos se desenvolveu muito nos últimos anos e neste sentido, aprofundar-se no entendimento dos conceitos, técnicas e ferramentas é um passo primordial para aqueles profissionais que desejam incrementar os resultados de seus projetos nas empresas onde atuam.
Por que fazer este treinamento?
Para qualificar profissionais a gerenciar projetos, provendo habilidades de condução e execução de Projetos no plano estratégico e tático aderente aos negócios da empresa. Capacitar os participantes a gerenciar projetos, através da utilização das práticas do PMI.
O que será aprendido
Iniciação
• Desenvolver o termo de abertura do projeto
• Identificar as partes interessadas
Planejamento
• Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto
• Coletar requisitos
• Definir escopo
• Criar EAP
• Definir atividades
• Sequenciar atividades
• Estimar recursos da atividade
• Estimar duração da atividade
• Desenvolver cronograma
• Estimar custos
• Determinar orçamento
• Planejar qualidade
• Desenvolver plano de recursos humanos
• Planejar comunicações
• Planejar gerenciamento de riscos
• Identificar riscos
• Realizar análise qualitativa de riscos
• Realizar análise quantitativa de riscos
• Planejar respostas a riscos
• Planejar compras
Execução
• Direcionar e gerenciar a execução do projeto
• Realizar a garantia da qualidade
• Contratar a equipe do projeto
• Desenvolver a equipe do projeto
• Gerenciar a equipe do projeto
• Distribuir informações
• Gerenciar a expectativa das partes envolvidas
• Conduzir as contratações
Controle
• Monitorar e controlar o trabalho do projeto
• Realizar o controle integrado de mudanças
• Verificar escopo
• Controlar escopo
• Controlar cronograma
• Controlar custos
• Realizar o controle da qualidade
• Relatar desempenho
• Monitorar e controlar riscos
• Administrar contratos
Encerramento
• Encerrar projeto ou fase
• Encerrar contratações
Método de Ensino/Aprendizagem
Aula expositiva, filmes, exercícios individuais, projetos desenvolvidos em grupos, discussão de casos práticos.
Professor Msc. Celso L. Gonçalves
Formado em Engenharia Eletrônica pela USP- EESC Escola de Engenharia de São Carlos -SP, Pós-graduação em Tecnologia de Informação aplicada a Gestão Estratégica pela FGV – Fundação Getulio Vargas.
Possui certificação PMP Project Management Professional/PMI e Black Belt/Six Sigma. Experiência profissional de 20 anos em empresas como IBM e IESA incluindo Gerenciamento de Pesquisas e Desenvolvimento de Produtos, Consultoria em Business Plan e Sistemas de Informação, Analista de Projetos de Investimentos, Gerenciamento de Projetos, Coordenador de Programas Six Sigma.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Data: à definir Carga horária: 36 horas Local: a definir
Incluso: Material Didático e certificado de participação.
ESSE CURSO PODERÁ SER REALIZADO
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