Estava numa reunião de aposentadoria compulsória do CEO de uma grande empresa de bens capital, aos 70 anos, e sua fala final chamou muita atenção.
Apesar de uma carreira de sucesso, desenvolvida em empresas brasileiras e multinacionais de grande, com diversos projetos de diferentes naturezas e de êxito comprovado, dois pontos traziam grande satisfação a ele.
Primeiro ponto. Reduzir drasticamente o número de acidentes de uma empresa metal mecânica de São Bernardo, participante como diretor Industrial de reuniões de trabalho com CIPA, pois a vida do colaborador e ser humano é o mais importe.
Segundo ponto. Promover o crescimento pessoal e profissional de toda equipe de trabalho, citando que a grande maioria dos diretores e gerentes daquela sala começaram com ele como estagiários ou trainees.
Diante disso, não foram citados aspectos referentes a aumento de lucratividade, participação de mercado, projetos de fusão, aquisição, joint venture, novas tecnologias, entre outros.
No final das contas, o que realmente vale a pena são resultados orientados a preservação, manutenção e melhoria das condições de vida e de evolução das pessoas. E os profissionais de ótimo desempenho são bons no que é essencialmente humano.
Josadak Marçola
#viabilidade