Em empresas fabricantes de bens de capital, os produtos são complexos, pesados e de grande porte. Produtos como ponte rolante, hidrogerador, turbo gerador, laminador, etc.
Boa parte desses produtos é fabricado em fases, e enviado ao cliente para a montagem de campo (erection) em conjuntos, que muitas vezes não são expedidos ao mesmo tempo.
Muitas vezes, é necessário montar o produto, efetuar o teste, e depois realizar uma desmontagem parcial, para proceder a expedição.
É nesse momento que entra em cena a LISTA DE MATERIAIS DE EXPEDIÇÃO.
Deve-se pensar na forma mais técnica, operacional, segura e econômica de fazer expedição – transporte – montagem de campo, enfatizando que a identificação dos volumes a serem expedidos, com os itens contidos em cada volume, é determinado aqui.
Um ordem de produção disparada pelo #PCP ocorre aqui.
Quando essa tarefa não é bem feita – e geralmente isso ocorre – uma enormidade de problema na montagem de campo ocorre – atraso, demora para encontrar conjunto ou peça, perda de componentes, solicitação de nova fabricação, devolução e mais devolução.
Lista de materiais de expedição é um membro da família de lista de materiais (#billofmaterial), mas acionado de forma muito esporádica e incipiente.
#pcp
#ppcp