Gerenciamento de Risco em Projetos

Qual o contexto deste treinamento?

O Gerenciamento de Riscos é um dos pontos mais importantes em projetos, pois o time consegue antever com antecedência os possíveis problemas que podem vir a ter e se planejar, adequando o Plano do Projeto a tratar os riscos identificados (conhecidos ou desconhecidos) do projeto, economizando custo e tempo nos projetos.
Há estudos que apontam que em projetos com um bom planejamento de Gerenciamento de Risco, podem reduzir entre 80% a 85% os problemas, economizando tempo e dinheiro. E segundo o PMI, um projeto não pode ser estimado em relação ao seu custo e prazo sem antes de terminar o planejamento de risco, e um contrato também não poder ser finalizado sem antes ter finalizado a análise de risco. 

Por que fazer este treinamento?

Capacitar os profissionais a lidar com as incertezas que ocorrem em qualquer projeto, de qualquer natureza, porte ou complexidade. Através de uma abordagem apropriada reduzir os riscos negativos (problemas) e maximizar os riscos produtivos (oportunidades) e melhorar o grau de sucesso dos projetos, realizando-os no prazo, no custo, na qualidade, e alinhado aos objetivos estratégicos da organização, ao incorporar o gerenciamento de riscos nas diversas fases do projeto

A quem se destina esse treinamento

Profissionais envolvidos em projetos de Gestão do Risco, Gerentes de programas e chefes de gerentes de projetos; Profissionais interessados na certificação PMI-RMP®; Gerentes de projetos e outros membros da equipe de projeto; Consultores e outros especialistas desta área.

O que será aprendido

Histórico, contexto e identificação de riscos

  • Definições
  • Componentes dos riscos
  • Planejamento de gerenciamento de riscos
  • Iniciação do gerenciamento de riscos
  • Identificação dos riscos
  • A Lista e a categorização dos riscos
  • O processo de identificação dos riscos

Análise dos riscos

  • O processo completo de análise dos riscos.
  • o Qualificação dos riscos
  • o Quantificação dos riscos
  • o Vantagens e desvantagens entre duas abordagens: qualificação e quantificação
  • o Priorização de riscos

Ferramentas auxiliares e respostas aos riscos

  • Árvores de decisão
  • Simulação de Monte Carlo
  • O planejamento de respostas
  • O processo de reação
  • Estratégias de reação aos riscos
  • As reservas
  • O controle dos riscos e o diferencial competitivo
  • O processo de controle dos riscos
  • Documentação dos riscos e fechamento do projeto
  • Gerenciamento de riscos como fator crítico de sucesso em projetos
  • Gerenciamento de riscos em projeto

Método de Ensino/Aprendizagem

Aula expositiva, filmes, exercícios individuais, projetos desenvolvidos em grupos, discussão de casos práticos.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Data: à definir                Carga horária: 16 horas               

Local: O treinamento pode ser realizado nas próprias instalações da empresa (in company) ou em ambientes externos (Hotéis, Centros de Convenções ou Universidades).

Incluso: Material Didático  e Certificado de participação.

ESSE CURSO PODERÁ SER REALIZADO

IN COMPANY

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