PCP, PPCP, PPCPM, PCO e PCE

Vivemos num mundo repleto de siglas. As siglas são aplicadas quando um termo composto por várias palavras, for repetido várias vezes ao longo do texto, além de ser conhecimento público, para facilitar o processo de comunicação.

Neste sentido, na área de conhecimento de Planejamento e Controle da Produção também existe o embarque desse conceito, apresentando algumas variações. Ou seja:

  • PCP – Planejamento e Controle da Produção

O primeiro termo, Clássico. A maciça maioria dos livros, artigos científicos e departamento utilizam esse nome. Curto e completo. Entende que programação é um plano detalhado e que materiais é um recurso transformado dentro do modelo de produção.

  • PPCP – Planejamento, Programação e Controle da Produção

Promove a palavra programação para compor o nome da área. Sigla mais recente, que objetiva dar ênfase a atividade de sequenciamento e programação, que possui outra importância atualmente em razão do aumento do mix de produtos e produção sob encomenda.

  • PPCPM – Planejamento, Programação e Controle da Produção e de Materiais

De modo análogo, promove materiais para o nome, para formar a sigla. Pretende realçar a importância do planejamento e controle de materiais e produção.

  • PCO – Planejamento e Controle de Obras

Utilizado por empresas projetizadas, que atuam em segmentos de construção civil e montagem industriais, no ambiente puramente ETO.

  • PCE – Planejamento e Controle de Estoques

Termo aplicado a função em empresas de varejo e serviços, que não possui o processo de transformação físico de materiais em produto acabado.

Independente do nome, é importante utilizar o PCP baseado em fundamentos, conceitos, técnicas, métodos e simulação, além de adaptação ao ambiente produtivo e competitivo da empresa.

Josadak Marçola

plugins premium WordPress