ERP é um sistema integrado de gestão. Se houver fidelidade ao nome e se existir plenitude no uso, todos os departamentos da empresa devem utilizá-lo.
Mas, sempre tem departamento que requerem mais utilização, são mais dependentes do sistema e possuem uma carga de trabalho maior aplicada no ERP. É o caso do Planejamento e Controle da Produção.
O PCP é totalmente dependente do ERP para executar suas tarefas – principalmente se tirarmos a muleta do Excel, e de maneira análoga ao ERP. É uma função que deve promover a ligação e integração entre os planos e programas da Engenharia do Produto, Engenharia Industrial, Produção, Vendas, Manutenção, Logística, etc.
Voltando ao ERP. O valor do ERP está no uso.
Para usar bem precisa: 1 – escolher bem, 2 – implementar bem, e usar mais e somente para depois usar melhor.
Nos nossos projetos de consultoria de implantação de ERP, na fase de escolha ou nos projetos de reimplantação do ERP avaliamos funcionalidades, aderência, grau de utilização, custo, tempo, entre outras dimensões.
ABERDEEN GROUP, uma excelente empresa de Estratégia e Pesquisa, após aplicação e tabulação de um questionário para 130 empresas de manufatura, apresentou o gráfico abaixo, extraído de seus relatórios, sobre os critérios mais representativos considerados na escolha de um ERP para a empresas de Manufatura.
Considere consultá-la para elaboração de seus projetos e textos.
Josadak Marçola