Na aritmética, que é o ramo básico da matemática, existe um axioma para a operação fundamental de SOMA, refletido na propriedade comutativa, que afirma “A ordem dos fatores não altera do resultado da função ADIÇÃO, ou seja, a + b = b +a.
Mas em aplicações de #sequenciamento da produção e #programação da produção esta regra não é aplicada.
A figura atachada, para três ordens de produção (verde – vermelha – laranjada), com três operações (10 – 20 – 30), em três máquinas (M1 – M2 – M3), num processo flow shop (sempre da M1 para M2 e depois para M3) mostra que em termos de duração da programação, a alternativa 2 é a melhor.
A ordem com que as tarefas e operações – Jobs – afetam diretamente o resultado final, em diferentes dimensões – duração da programação (#makespan), ocupação dos recursos no tempo, data de entrega do pedido, inventário em processo, tempo e set-up, entre outros.
Essa ordem é determinada pelos #heurísticos de sequenciamento e programação, tornando disponível cenários distintos para alocação de tarefas (operações) das ordens de produção abertas nos recursos produtivos no tempo. Tal ação trará resultados diferentes.
Desde modo, existirão resultados distintos para diferentes regras de programação: maximização da pontualidade, minimização do setup, diminuição de inventário em processos, entre outros.
A escolha desses cenários ocorre em função do ambiente produtivo, época do ano, características do processo produtivo, complexidade da estrutura do produto, estratégia de resposta a demanda, etc.
Promover a simulação, advinda da construção de cenários, e posterior comparação desses cenários é primordial nos dias atuais.
Quem tem uma alternativa só não tem escolha.
Josadak Marçola