Estruturação do PCP Central em empresas multiplantas

A maciça maioria das empresas de médio e grande porte possuem unidades fabris distintas, localizadas geograficamente em diferentes regiões, sendo essas localizações escolhidas por questões logísticas e estratégicas.

Essa situação caracteriza um ambiente MULTIPLANTA.

Nesse tipo de ambiente – MULTIPLANTA – é recomendado implantar conceito de CENTRO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS (CSC), com a função de CENTRALIZAR as atividades comuns as organizações do grupo, com equipe especializada para essa operação.

E o PCP também se enquadra nesse contexto.

Surge então o #PCP CENTRAL ou #PCP CORPORATIVO, num nível gerencial, comumente respondendo ao #Diretor de Operações (#COO).

A ideia é realizar as atividades de Planejamento da Produção – Plano Agregado de Produção, Plano Mestre de Produção (MPS), Plano de Capacidade de Médio e Longo Prazo estratégia de resposta a demanda e planejamento dos estoques no tempo dos itens comprados e produtos acabados.

Já as atividades de planejamento de materiais para encomendas, abertura de ordens de produção, programação, execução, apontamento e controle de produção, são descentralizadas e realizadas pelo time de cada unidade fabril.

Logo, deve ocorrer um redesenho da estrutura organizacional do PCP, com novas descrição de funções e atribuições, matriz de competência e qualificação, e programas de capacitação requeridos para essa nova função que passa a existir.

Para tanto algumas condições são mandatórias:

  • Diretriz – Pensar global / Agir local
  • Requisitos Básicos – Desdobramento do Planos / Utilização do ERP
  • Princípios Norteadores – Integração / Coordenação / Sincronismo

Mesmo para empresa que estão geograficamente no mesmo site, mas aplicam conceito de fábricas autônomas, essa modelagem é válida. Já fizemos diversos projetos com essa aplicação.

Agradeço a leitura. Se você achou esse texto útil, siga-me para receber outras postagens sobre #PCP e Gestão de Operações.

Josadak Marçola

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