O principal processo de negócio de uma empresa é o processo de atendimento do pedido de venda. Uma empresa existe porque tem cliente. Mas existem outras partes interessadas. Existem outros elementos que participam do ecossistema. E devem ser atendidos.
As empresas e os projetos têm diversas partes interessadas – Clientes / Fornecedores / Funcionários / Acionistas / Governo / Comunidade / entre outros.
Dentro da empresa também. Existem diversas áreas interessadas que sofrem influência direta dos planos e programas do PPCP – Marketing / Vendas / Suprimentos / Produção / Manutenção / etc, nas suas atividades diárias.
Logo, ter coerência vertical e horizontal nos planos e programas, considerando objetivos conflitantes que coexistem num ambiente de trade-off (utilização x estoque x custo x disponibilidade x perda) é essencial para resultado adequado, crescente e permanente da organização.
Assim, de forma macro, o PPCP deve considerar os seguintes elementos:
- Elemento 1 – MATERIAL – quer seja matéria-prima, componentes comprados, produtos intermediários, produtos acabados, e a evolução do nível de estoques, giro e cobertura no tempo, tanto para atendimento interno (fabricação e montagem) quanto para clientes externos (produtos acabados e assistência técnica)
- Elemento 2 – RECURSOS PRODUTIVOS – (mão de obra / máquinas / equipamentos / ferramental), projetando e dimensionando utilização dos recursos, capacidade produtiva e custo de transformação (taxa-hora)
- Elemento 3 – CLIENTE – recebendo os produtos acabados, peças de reposição, itens de revenda e serviços, observando pontualidade de entrega, nível de atendimento e margem de contribuição.
Existem outros fatores e dimensões que estão presentes na equação. Por exemplo, layout, níveis da estrutura do produto, número de SKU, complexidade do roteiro de fabricação, lead time, etx.
Mas isso é assunto para outros textos.
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Josadak Marçola
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