Interações do PCP Central ou PCP Corporativo

O conceito de Centro de Serviços Compartilhados (CSC) surgiu nos Estados Unidos na década de 1970. No Brasil, o delineamento de unidades operacionais abordando o CSC iniciou-se nos anos 1990.

Os CSCs foram criados para centralizar funções de suporte, como finanças, recursos humanos e TI, em um único centro, liberando as demais áreas da empresa para concentrem em suas atividades principais. Isso auxilia padronizar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência operacional.

Logo na sequência, anos 2000, entra nessa equação o planejamento e controle da produção. O PCP Central ou PCP Corporativo começou a ser desenhado nos organogramas das empresas com (1) múltiplas unidades fabris, (2) muitas linhas de negócio (3) vasta linha de produtos e com (4) muitas cadeias de suprimentos.

No PCP Corporativo CENTRALIZOU-SE as atividades de Planejamento Agregado da Produção, o Plano Mestre de Produção (MPS) e o Planejamento de Capacidade de Médio e Longo Prazo, enquanto as atividades operacionais, como programação, execução e controle da produção, são DESCENTRALIZADAS para cada unidade fabril.

Neste cenário, com quem o PCP Central interage?

A figura abaixo mostra as principais relações e interações que o PCP CENTRAL mantêm com outras funções e departamentos da empresa.

A saber:

  • Vendas
  • Sales and Operations Planning (S&OP)
  • Unidades Fabris
  • PCP Local
  • Engenharia do Produto
  • Engenharia Industrial
  • Qualidade
  • Suprimentos

O lema é “PLANEJAR GLOBAL” pensando na empresa-mãe, considerando a cadeia de suprimentos e centralizando o plano para ter melhores resultados globais e “AGIR LOCAL”, nas unidades produtivas, dando autonomia as fábricas para decidir COMO cumprir o plano levanto em conta peculiaridades próprias.

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Josadak Marçola

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