PPCP – DESCRIÇÃO DE FUNÇÃO E ATIVIDADES – PARTE 3 DE 7

Nos nossos projetos de estruturação do Planejamento Programação e Controle da Produção (#PPPC), fazemos mais do que a descrição de cargo dos colaboradores desse departamento.

Fazemos a descrição de função e atividades de cada funcionário.

A descrição de cargo é abrangente e genérica. Já a descrição de função é específica.

Assim, se numa empresa que tem vigente uma padronização de cargos como Analista de #PCP – Jr / Pleno / Sr – as atividades desenvolvidas por planejadores mestres / planejador de encomendas / planejador de materiais / programador de produção são muito diferentes.

Logo, seja para montar um plano de cargo e salários, e principalmente para elencar as atividades a serem executadas nos diversos processos de negócio que o colaborador participa, como responsável direto, aprovador, consultado ou informado (#MatrizRACI) é pouco efetiva.

A sugestão é amarrar as atividades, de forma detalhada, ao subprocessos e processos de negócio. Por exemplo planejamento da capacidade > carga máquina (CRP) > cadastrar calendário de trabalho para cada recurso produtivo (Veja seção 5).

Ou seja, deve haver INTEGRAÇÃO FORTE entre #BPMN – #SIPOC – Matriz RACI – Matriz de Competência e Qualificação (#MCQ) – Levantamento de Necessidade de Treinamento (LNT) – Avaliação de Desempenho.

E isso é uma grande carência nas empresas.

Além disso é recomendado:

  • Elencar a dimensões gerais e especificas do cargo
  • Desenhar organograma posicionando a função (nível hierárquico e pares)
  • Explicar desafios da função
  • Explicitar requisitos necessários para o bom desempenho da função

A figura mostra um exemplo de uma descrição de função, com recortes, para cargo de supervisor de PCP, e estrutura geral de um template para preenchimento adequado desse documento.

Nos posts futuros mais informação sobre este tópico.

Josadak Marçola

plugins premium WordPress