Melhoria no Desempenho das Organizações

Qual o contexto deste treinamento?

O crescente acirramento da competição e o surgimento de restrições, notadamente sobre aspectos ambientais, legais e outros associados à satisfação dos clientes e colaboradores, exige das organizações uma postura proativa em busca da melhoria de desempenho de suas operações. Uma das formas de se alcançar estas melhorias se dá por meio da medição e controle do desempenho das operações usando-se indicadores.

Os conhecimentos relacionados a medição e melhoria de desempenho de operações são vastos e perfeitamente aplicáveis em qualquer operação produtiva, seja ela direcionada a geração de produtos (bens físicos) ou serviços (intangíveis). Neste sentido, conhecê-los e aplicá-los de forma adequada são passos primordiais para a busca de melhorias.

Por que fazer este treinamento?

O treinamento tem por objetivo promover a capacitação de gestores e profissionais em geral, em técnicas de elaboração, implementação e monitoramento de indicadores de desempenho, com vistas a aplicação dos conhecimentos em macroprocessos e processos de negócios e de suporte

A quem se destina

Gestores e profissionais em geral, envolvidos na execução de processos de gestão, sejam eles de contato direto com o cliente ou em processos de apoio.

O que será aprendido

Métricas de Desempenho

  • O que é Valor na Organização
  • Objetivos das Métricas de Desempenho
  • Quais os tipos de Métricas de Desempenho existentes
  • O que são Indicadores de Valor
  • O que é Gestão Baseada em Indicadores de Valor
  • O que são Painéis de Indicadores
  • Aplicação dos Painéis de Indicadores na Organização

Construindo Indicadores de Desempenho – Estratégico, Tático e Operacional

  • Conectando a Visão do Negócio aos Processos de Valor
  • Definindo os Fatores Críticos de Sucesso e Objetivos de controle
  • Definindo os Fatores Críticos de Sucesso e Objetivos de controle
  • Selecionando e priorizando as Métricas de Desempenho (Indicadores, Metas e Pontos de referência)
  • Definindo a Matriz de Funções
  • Mapeando os Processos de Coleta de Dados e Documentação (Ficha de Indicadores)
Implantando Indicadores de Desempenho
  • Road Map de um Projeto de Indicadores de Desempenho
  • Planejamento da Mudança (Partes Interessadas, Ações de Publicação e Comunicação, Papéis e Responsabilidades)
  • Soluções de Tecnologia para Publicação e Análise de Indicadores.

Gerenciando Indicadores de Desempenho

  • Técnicas de Análise e Gestão de Resultados (Tendência, Pareto, CEP, Simulação, outras)
  • Técnicas de Melhorias de Resultados – Técnicas de melhoria de desempenho (6 Sigma, QFD, Causa-raiz, 5W2H, 3P, entre outras).

Método de Ensino/Aprendizagem

Aula expositiva, exercícios individuais e em grupos, discussão de casos práticos, utilização do Preactor (APS – Advanced Planning Scheduling).

Professor MSc Luís Aparecido Paioli

Mestre em Engenharia de Produção (UNIARA – ARARAQUARA), pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios (ANHANGUERA). Experiência Profissional de mais de 25 anos em Indústrias de médio e grande porte, como GRUPO ZF e MANGELS  S/A  nas áreas  de Logística e Manufatura, com grande experiência em Implantação de Sistemas de Programação de Produção, Kanban, Gestão Estratégica, Conceitos Lean, Manufatura Enxuta, Mapeamento de Fluxo e Valor, Sistemática de Melhoria Continua e ERP SAP R3. Atualmente é Consultor da GESTARE CONSULTORIA e Professor Universitário.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Data: à definir                Carga horária: 16 horas                

Local: O treinamento pode ser realizado nas próprias instalações da empresa (in company) ou em ambientes externos (Hotéis, Centros de Convenções ou Universidades).

Incluso: Material Didático, e certificado de participação.

 

ESSE CURSO PODERÁ SER REALIZADO

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