Se existe um documento importante nas empresas manufatureiras, este documento é a Lista de Materiais. Isso porque a lista de materiais flui por quase todos os departamentos da companhia, desde a Fase de Orçamento, passando pela Engenharia do Produto, Engenharia Industrial, Engenharia da Qualidade, PCP, Suprimentos, Produção, Almoxarifado, Custos, Expedição, entre outros.
Como tem um fluxo longitudinal e é utilizada por muitos departamentos em suas atividades diárias e transacionais, a lista de materiais é um elemento chave para simplificar os processos de negócios e promover integração direta entre essas funções de negócio complementares.
A solução é ter outras visões da Lista de Materiais.
Ao desenvolver múltiplas visões da lista de materiais, balizada pela lista de materiais da engenharia, e contemplando características do produto, do processo de fabricação, do parque fabril, do layout e necessidade de informações para atender os requisitos organizacionais da companhia, é possível simplificar o modelo de gestão de operações.
Nos nossos projetos de consultoria em Planejamento e Controle da Produção (PCP), comumente desenvolvemos diversos formatos de saída de lista de materiais para simplificar e agilizar processos de negócio (corte, pintura, tratamento térmico, baixa de materiais, apontamento da produção, expedição, etc).
Deste modo, tem-se:
- Lista de materiais de engenharia
- Lista de materiais modular
- Lista de materiais genérica
- Lista de materiais de manufatura
- Lista de material de planejamento
- Lista de materiais de corte
- Lista de materiais de expedição
- entre outros
Josadak Marçola