O #roteirodefabricação ou plano macro do processo de fabricação, é um documento que determina a sequência tecnológica das operações a serem executadas para os itens manufaturados, transformando matéria prima em peças, peças em conjuntos e conjuntos em produto acabado.
A elaboração do plano de processo inicia-se a partir de um desenho de produto.
Com as informações do projeto, o técnico de processos enumera as operações do plano macro, quer fazendo pelo (1) Método Convencional ou (2) Método Assistido por Computador (CAPP – Computer Aided Process Planning).
Quando houver uma demanda, o roteiro de fabricação transforma-se numa Ordem de Produção com diversas operações.
É a base para se realizar o planejamento da produção e serve como referência à produção.
Promove a ligação entre projeto do produto (cadastro do item – lista de materiais – desenhos) e o chão de fábrica (Ordens de Produção – Apontamento – Almoxarifados).
A inexistência ou a falta de qualidade dos roteiros de produção afeta diversos processos de negócio e resultados da operação fabril, ou seja:
- #Planejamentodacapacidade
- #Programaçãodaprodução (#APS)
- #Carga máquina (#CRP)
- Custeio
- Margem de contribuição
- Apontamento da produção
- OEE
- Etc.
Nos nossos projetos de consultoria em Planejamento e Controle da Produção (PCP) é comum locarmos uma pacote de trabalho na Estrutura Analítica do Projeto (EAP) para revisitarmos a qualidade e adequação dos roteiros de fabricação como entrada para os diversos processos de negócio.
Josadak Marçola